18:25

ENTREVISTA

Postado por Diego Himself

NOME : EDC
ORIGEM : SÃO PAULO - SP / BRASIL

 HB - Como começou a idéia de montar o EDC? 

Acho que igual a praticamente todas a bandas, conosco foi basicamente quatro  pessoas que queriam  expor o sentimento através da música, tentando transmitir a verdade de cada um, no final tínhamos um condensado de idéias transformado em música  HB - Da onde surgiu o nome EDC da banda? 
Surgiu do nome da primeira Demo, onde retratávamos os sintomas que a rotina nos causa. A partir daí EDC se tornou uma sigla mutante, muda a cada trabalho da banda, o primeiro Em Estado de Choque, o segundo Espetáculo do Crescimento, e por último  Em dias chuvosos, entre o Espetáculo do Crescimento e Em Dias Chuvosos, lançamos uma Demo sem título com duas faixas, Aurora Cega e Perplexo. 

HB -Sendo o Deftones conhecido e elogiado pela critica por ter um estilo próprio, antes chamado de new metal ou experimental, hoje em dia chamado de alternativo, com letras que estimulam mil e uma interpretações. Eles são de alguma forma uma inspiração para essa mistura de sonoridade e principalmente letras enigmáticas para o EDC ou apenas mera coincidência das duas bandas?E quais as maiores referencias musicais para o EDC? 

Hoje em dia fica difícil apontar qual banda mais influenciou o EDC, as inspirações mudam a cada dia, não só através da música, tudo nos inspira, cinema, artes-plásticas, fotografia, poesia, acho que durante esse tempo de banda aprendemos a filtrar tudo isso e fazer um trabalho totalmente autoral.


HB - Qual a diferença que você vê no EDC da época de "frágil" pro EDC de agora da fase "pássaros"? 

Antes trabalhávamos mais a parte rítmica, o som era um pouco mais nervoso, éramos mais diretos, hoje em dia a banda é mais harmônica, mais etérea e consequentemente mais subjetiva (mas sem perder o vigor), o que nos agrada muito mais, pois além de fazer o que gostamos, provocamos maiores reflexões nas pessoas que nos ouvem. Enfim, acho que rolou uma evolução natural, como músicos e pessoas.  

 HB  - Falando em Pássaros, quem dirigiu e fez o roteiro do videoclipe? Qual a mensagem que vocês quiseram passar e se atingiram a expectativa? 

Fui eu (Cleber), na época eu estava pensando em fazer um curta metragem, mas as idéias batiam muito com o signficado da letra que acabara de fazer (Pássaros), aí uni o útil ao agradável. Os caras da banda concordaram e eu toquei o projeto. Fiz o roteiro e a direção (e atuação), a fotografia foi feita pelo Rafael Rocha e a edição pelo Cassio Tisseo, ou seja o clipe inteiro foi feito por 3 pessoas. Basicamente a idéia do clipe é sobre as máscaras de que usamos durante a vida, e se estamos dispostos a tirá-las quando encontramos algo que realmente valha. Acho que a expectiva foi superada, pois só tivemos elogios sobre o clipe até o momento.  
  

HB - Alguma lembrança marcante de algum show, festival ou evento que o EDC participou? 

Recentemente participamos do Radiola na TV Cultura, achamos muito legal. Ver nosso primeiro clipe rolar na MTV também foi compensador. E falando em shows, acho que o show de lançamento do Espetáculo do Crescimento foi mágico. Em breve mandaremos o clipe Pássaros para MTV também, esperamos que a aceitação seja grande, assim como está sendo na internet. 

HB - Porque o Espetáculo do crescimento saiu como CD FISICO e o Em Dias Chuvosos não? 

Basicamente por causa de dinheiro. 

HB - O que você tem de opinião a respeito da cena nacional geral do destaque na mídia de grupos, cantores, musicas sem qualidade porem com vendagens astronômicas?

 Complicado emitir uma opinião sobre isso, isso vai além do nosso conhecimento, definitivamente o Brasil não é um país que consome rock como consome outros gêneros, é uma questão cultural, mesmo se falarmos de qualidade sonora entraremos em um debate interminável, pois tudo se trata de referência cultural. 

 HB - Muitas bandas nacionais boas como, por exemplo, Chipset zero,  pararam ou deram uma esfriada.O que faz com o que o EDC sempre continue vivo mesmo com mudanças radicais na cena nacional? 

Gostamos do que fazemos, é muito simples. Usamos a banda com escape, não levamos a banda como meta principal das nossas vidas, isso torna o trabalho mais leve, gera menos expectativa e talvez faça que o trabalho seja mais duradouro.

  HB - O EDC vai se aprimorando com o passar do tempo e amadurecendo musicalmente sem perder aquela pegada EDC clássica. O que se pode esperar de um futuro trabalho do EDC? Alguma coisa já em mente? 

A tendência é o EDC mudar a cada trabalho, o EP Em dias chuvosos nos mostrou um caminho que gostamos muito, agora é só seguir em frente aprimorando o que testamos,  

 HB - Como vocês acham que vai estar a cena independente nacional, de um modo geral daqui uns 2 anos? 

Não fazemos idéia, não gostamos muito dessa palavra "cena", ela restringe demais as bandas e colocam coisas boas e coisas ruins em um mesmo contexto. Esperamos que boas bandas apareçam por aí para melhorar o rock nacional, e que as bandas que apareçam cantem em portugués, só assim o rock nacional pode abranger mais público. 

HB - Deixem uma mensagem final para seus antigos, atuais e futuro fãs.

 Agradecemos a oportunidade de expor um pouco mais o pensamento da banda, Agradecemos todos que nos apoiam ao longo dos anos (ano que vem faremos 10 anos de banda e alguma coisa boa virá). Fiquem com Deus.

HIMSELFBANDS  agradece toda banda EDC pela atenção e respeito.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...