18:58

ENTREVISTA

Postado por Diego Himself

NOME : ANCHOR
ORIGEM : FOZ DO IGUAÇU - PR / BRASIL

HB - Pra dar inicio a entrevista, quem é a banda Anchor?

O Anchor é um grupo de 5 amigos: Guilherme, Rodrigo, Felipe, George e Bruno.

HB - Como de costume em uma entrevista, porém, interessante pra quem não conhece a banda, conte-nos a história da banda. Como ela foi formada, escolha do nome e etc.

A banda foi formada no começo de 2009, antes disso quase todos já tinham tido algum projeto juntos, exceto o Felipe, que é de Cascavel, e o Rodrigo, que é de Santos (SP). No começo da banda, o objetivo de todos era fazer um som junto, mas sem nenhum rótulo em si, apenas se baseando em algumas bandas que nos influenciavam e ainda influenciam bastante. A formação original contava com mais dois amigos (Everton e Justin), que não fazem mais parte da banda mas sempre nos dão uma grande força. 
O nome da banda foi uma idéia do nosso guitarrista Guilherme. Na verdade, não há nenhum significado importante por trás dele, gostamos do nome por ter um vasto conceito ilustrativo envolvido com mar, caravelas, oceano, leviathans e outras coisas que todos da banda gostam nesta linha, e também por passar uma imagem de "peso", que reflete o som que fazemos.
Em 2009 gravamos um single intitulado "Test of Time", que basicamente mostrou as caras do Anchor para quem curte esse tipo de som por aqui. No ano passado fizemos o release na internet do single "Vindicated", que era uma prévia do CD completo. Esse ano lançamos o álbum "Sea Of Mirrors" gravado também em nosso home-studio e mixado por um produtor da Inglaterra.

HB - Quais bandas influenciaram/influenciam a banda?

Todos da banda tem um gosto musical muito parecido e ao mesmo tempo também muito diferente. As bandas em comum são principalmente o Parkway Drive, Killswitch Engage, August Burns Red, As I Lay Dying, Times Of Grace, Emmure, Volumes, Slipknot, Texas In July, Comeback Kid e mais várias bandas. Algumas bandas e artistas que fazem parte da "playlist" particular de nós são o Norma Jean, The Chariot, Alexisonfire, Faith No More, Confide, Garage Fuzz, Dead Fish, George Michael, Dance of Days, Providence e muitas outras. Apesar de termos uma porrada de influência em comum, tentamos ao máximo fazer um som diferente desses e principalmente mesclar as características que mais nos agradam de cada banda que gostamos.

HB - Como é o processo de composição da banda?

Demoramos um pouco para conseguir fixar um bom modo para fazer as nossas músicas da melhor maneira possível. De início era um pouco complicado, uma vez que cada membro da banda gostava de um tipo diferente de som ou de alguma banda que era totalmente diferente das que os outros gostavam. 
Com o tempo, boa parte das músicas que saíram no CD foram aparecendo pouco a pouco nos ensaios, ou em casa mesmo, e quando todos se reuniam o tempo era totalmente aproveitado para as músicas serem fechadas. Outra forma que nos ajudou muito foi fazendo algumas gravações caseiras mesmo. Conforme aparecia alguma idéia já corríamos p/ gravar, e aos poucos as músicas iam se encaixando e ficando prontas p/ ensaiarmos e gravarmos pro CD mesmo.

HB - Como tem sido a divulgação do CD “Sea Of Mirrors” e qual a repercussão do trabalho, tanto por parte da crítica quanto pelo público?

Graças a Deus a repercussão do CD tem sido ótima! Não esperávamos que fosse tão boa pelo fato que todas as músicas são em inglês e também por não haver uma cena consolidada para este tipo de som no Brasil, apesar de já ter melhorado demais. 
Passamos mais de um ano focados na produção e gravação desse novo trabalho, e corremos muito atrás de poder divulgar e apresentar o som para o máximo de pessoas possível. Toda vez que alguém chega em um de nós em um show, ou mesmo pelas redes sociais, e faz um elogio ao nosso trabalho ficamos extremamente gratos pelo reconhecimento. É ótimo ver que as coisas estão melhorando muito hoje em dia para quem está nesse meio.

HB - Porque a banda decidiu cantar as músicas em inglês e não em português?

Essa é uma pergunta feita constantemente para nós! Todos gostamos de muitas bandas que tem letras em português e tudo mais, só que a maioria das bandas que ouvimos tem as letras em inglês. A decisão de fazer nossos sons em inglês foi algo que apareceu naturalmente e com o consenso de todos. Apesar de todas as letras serem em inglês, sempre nos esforçamos para fazer algo que realmente passe alguma mensagem positiva e tenha um significado forte, e muitas pessoas reparam e gostam disso (ainda bem! hahaha).

HB - Previsão que em um próximo trabalho saia algo em português?

Sim, já estamos começando a explorar um pouco mais esse tipo de trabalho. Pretendemos em breve fazer alguma música em português com qualidade e peso. Quem sabe nesses próximos meses não vem alguma coisa nova por aí, não é?

HB - Para a gravação do “Sea Of Mirrors” a banda se submeteu a alguns sacrifícios, como a de alguns membros trancarem a faculdade. Conte-nos como foi essa luta pra criação deste novo trabalho.

Na verdade, não foi exatamente necessário (mesmo ajudando muito!) que todos trancassem a faculdade ou deixassem de trabalhar, mas alguns sacrifícios tiveram que ser feitos para que todo mundo conseguisse conciliar os horários e se reunir o máximo possível para as gravações. 
Nosso baterista, o Felipe, é de Cascavel, que fica a 150 km de Foz do Iguaçu (cidade do restante da banda), e querendo ou não isso já foi um grande obstáculo relacionado às gravações, ensaios e etc. Tivemos que nos virar em vários, organizar muito bem os horários e por vezes cancelar alguns compromissos de família, trabalho e várias coisas para podermos estar no estúdio. Mesmo com todos os contratempos possíveis, conseguimos fazer tudo que tínhamos para fazer com muita calma, pé no chão e tranquilidade. Para nós pelo menos, o resultado valeu a pena todo o esfoço que foi feito.

HB - Como foi pra banda ter que incorporar um novo membro no meio do processo de criação do “Sea Of Mirrors”? E como a adaptação do novo integrante?

A entrada do Felipe na banda foi uma espécia de "transição" no Anchor. Sempre fizemos esse tipo de som e corremos atrás de tudo relacionado a banda da mesma forma, porém quando ele entrou pro time a gente começou a perceber realmente que valia muito a pena a gente colocar nosso plano com a banda em primeiro lugar. Ver o esforço dele, viajando mais de 1000 km por mês só pra ensaiar, gravar ou qualquer coisa do tipo abriu muito a mente de todos. 
A partir daí decidimos focar ao máximo nas nossas músicas e nas gravações, e também "profissionalizar" um pouco nosso modo de levar a banda, fazer shows e etc. A entrada dele na banda deu um grande empurrão em todos, no bom sentido. 
Ele entrou na banda antes de começarmos a gravar o "Sea Of Mirrors", ainda na época do single. Toda a bateria do CD foi gravada e composta por ele. Por esse motivo não chegamos nem perto de ter algum problema com a adaptação dele na banda ou algo do tipo, ainda mais observando que ele já conhecia nosso som há um tempo e curtia bastante. Foi o oposto, a adaptação dele na banda fluiu muito facilmente!


HB - A banda acha que evoluiu do EP “Test of Time EP” pro “Sea Of Mirrors”? Se sim, cite em quais partes.

Com toda certeza! Como foi citado anteriormente, não só o fato de ser um trabalho totalmente novo nos ajudou, como termos também um membro novo na banda que deu um gás a mais em todos. Mudamos totalmente a postura relacionada a banda, shows, músicas e tudo mais. 
Na nossa visão, as músicas do CD estão muito mais completas e compostas do que as do CD. Há um significado particular  por trás de cada trecho das letras, refrão, arte e etc.

HB - Como ta a agenda de shows da banda?Previsão pra algo em São Paulo?

Temos feitos bastante shows e ainda tem muitos já sendo marcados! Fizemos uma mini-tour nos dias 06, 07 e 08, passando por Americana, Limeira e a capital também. O negócio foi realmente insano! Conhecemos muita gente e fizemos vários amigos de verdade, além de todos os shows e bandas que tocaram com nós terem sido do car*lho! 
Dia 30 tocamos no Hangar 110 junto com várias bandas de ponta do Metal/Hardcore brasileiro. Esperamos que seja tão embaçado quanto os outros.




HB - Gostaria de  deixar uma mensagem ou/e agradecimento para os fãs da banda que acessam o blog?

 Com certeza! Primeiramente agradecemos a vocês pelo convite para a entrevista. O blog é sensacional e tem ajudado a expandir muito o tipo de som que fazemos pro pessoal daqui, sempre com muita humildade, atenção e qualidade.
A todos que curtem o nosso som, colam em shows, e representam e ajudam a cena fluir cada vez mais, não temos palavras para agradecer toda a força dada. Um forte abraço pra todos vocês!

O HIMSELFBANDS AGRADECE TODA BANDA ANCHOR PELA ATENÇÃO E RESPEITO.OBRIGADO E SUCESSO.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...