07:21

ENTREVISTA

Postado por Diego Himself

NOME : MAIEUTTICA
ORIGEM : ILHA DO GOVERNADOR - RJ / BRASIL

HB - Atualmente qual é a formação da Maieuttica?

Temos nas guitarras o Caléo Lima e Tássio Luiz, na bateria o Rômulo ‘Grilo’, no baixo o Bruno Pinho, e nos vocais os mais novos membros do Maieuttica, Allan Sampaio e Frank Lima.

HB - Qual o significado do nome Maieuttica e porque esse nome foi escolhido pro nome da banda?

 Maieuttica é uma variação que criamos para o termo ‘Maiêutica’, que é um termo filosófico criado por Sócrates, o qual significa um parto intelectual, da procura da verdade no interior do ser humano, por meio de questões simples, inseridas dentro de um conceito determinado.
Na verdade esse nome foi escolhido pura e simplesmente por conta de um dia nosso guitarrista Caléo, um dia ter se interessado pelo nome em uma das aulas de filosofia que teve, e decidiu usá-lo um dia em sua banda por ter gostado e se identificado com o significado e tudo mais.

HB - O que o ocorreu pra que a banda entrasse em hiato durante alguns anos?E porque a banda resolveu voltar às atividades em 2011?

No início, a banda ainda estava à procura de sua identidade sonora e com isso à procura dos integrantes ideais e que tivessem as características necessárias para a execução do propósito sonoro, com isso, houveram várias reformulações na formação e inclusive nas composições, algumas músicas descartadas, etc. Quando finalmente essa formação atual foi consolidada por volta do meio do ano passado, vimos que seria possível ir adiante com o que pretendíamos, e como a maior parte das músicas já estava praticamente pronta, fomos praticamente direto pra estúdio gravar o que tanto queríamos, pra dar o primeiro passo de tantos outros que ainda temos de percorrer aí, e espero que consigamos, estamos batalhando muito pra isso e temos muitos amigos que estão reconhecendo isso e nos ajudando da forma que podem, seja com um incentivo verbal, uma crítica construtiva, um simples ‘like’ ou ‘share’ em nossas postagens pela rede, comprando nosso merch, e com certeza, pelas lindas rodas de pogo, mosh pit e os refrões cantados à plenos pulmões, coisas que não esperávamos por termos tão pouco tempo de divulgação. Pode parecer pouco pra alguns, mas estamos absurdamente felizes.

HB - O desenho da camisa banda, creio que seja do filósofo grego SÓCRATES, isso confirma? Se sim porque essa escolha?

Sim, usamos toda essa temática de Sócrates, pra esse primeiro trabalho, justamente pra ser uma homenagem a esse grande filósofo, que com seus ensinamentos, nos inspira em nossas vidas e até mesmo, com isso, em nossas composições. 

HB - Como ta a aceitação do público com o primeiro trabalho lançado pela banda, o EP “Conheça a ti mesmo”?

Cara, isso realmente é algo que nós não esperávamos, porque hoje em dia ninguém compra disco físico, praticamente... Resolvemos fazer nesse formato antes de disponibilizar pra download porque achamos bem legal você ter o trabalho em casa. Ler as letras acompanhando a arte, a pessoa consegue sentir um pouco mais do que queremos passar, do que só ouvindo a música, muitas vezes fazendo um monte de outras coisas, frente ao computador, entende? Repassamos a preço de custo mesmo, só pra tentar fazer as pessoas tentarem viver essa experiência que hoje em dia está quase extinta, mas sabemos que hoje em dia a facilidade na comunicação é o que reina, então, logo disponibilizaremos todo o Ep para download gratuito, mesmo com as vendas do terceiro lote do Ep indo muito bem. Inclusive faremos mais pra continuar levando aos shows ou enviando pelo correio, pois tem uma galera boa curtindo a ideia e isso nos motiva.

HB - Quais as mensagens que banda tenta passar pro público em suas letras?

 Então, os princípios filosóficos que aplicamos em nossas vidas, acabam se refletindo em nossas letras meio que acidentalmente. O que tentamos passar, é justamente a ideia de que, para o ser humano tentar estar pleno consigo, ele pode tentar se reanalisar, em relação a princípios que tem para si (resultado de um determinado tipo de educação que recebeu em seu desenvolvimento, trauma, ou algo do tipo), se questionar sobre o que realmente é correto e importante para estar bem não só consigo, mas também passar isso adiante pra que possa conviver em harmonia e melhorar dentro do possível, o meio em que está inserido. 



HB - Muitas bandas atualmente adotaram a cantar em português. Quais foram os motivos que fizeram que a Maieuttica optasse pelo português e não pelo inglês?

 Bom, particularmente acho o português bem mais difícil de usar em composição se tratando de Metal, e também, bem mais difícil de vender pro mercado internacional, porém, a nosso ver, é bem mais fácil pra nossos primeiros ouvintes, que são nossos compatriotas, se identificarem com as letras, ainda mais por termos o gutural como uma das características das linhas vocais, o que já dificulta um pouco o entendimento do que se tenta transmitir, porém, temos planos pra algumas gravações futuras em inglês, se ficar legal, divulgaremos, se não... Morre conosco! Haha! 

HB - O cenário underground atualmente em São Paulo está cada dia crescendo mais e as bandas tendo mais reconhecimento. Como está esse cenário no Rio de Janeiro?

Infelizmente, na minha concepção, nosso estado está um pouco atrasado em relação à aceitação da cultura de som ‘pesado’, porém, temos ótimas bandas surgindo e outras não tão novas se empenhando fortemente pra mudar isso, seja com eventos como o “Brutal Alliance”, que estamos fazendo com os amigos da Stellaurora, seja investindo e acreditando mais em seu próprio som, e isso reflete diretamente na cena, que hoje felizmente não vive de competição aqui entre alguns de nós, e sim de uma parceria que todos estamos fazendo pra que isso dê certo e o RJ vire mais uma força pra contribuir para o Metal Nacional, juntamente com outros estados.

HB - Se fosse pra vocês recomendarem 3 bandas do cenário underground carioca, quais seriam?

Temos ótimas bandas trabalhando sério por aqui hoje em dia, e logo muita gente vai ouvir falar e muito delas, mas como pediu apenas 3, recomendo a Stellaurora que acaba de lançar a nova websingle, a Ekoa que também lançou uma nova websingle a alguns dias depois de anos de hiato, e a Khaos Inside, que está em fase final da gravação do seu segundo cd que está ficando muito brutal!!!

HB - A banda já está trabalhando num novo trabalho, o CD full “Quebrando Paradigmas”. O que a galera já pode esperar desse novo CD?

Ih, vou soltar uma informação em primeira mão, então... Um dia desses conversávamos sobre isso numa reunião, e decidimos que ainda não faremos um FULL, entre outros motivos e por já tocarmos as músicas que ainda não foram gravadas, como “Carpe Diem”, “Nem Todos Sabem” e “Logosofia”, as quais algumas pessoas já cantam junto, então faremos mais um Ep, que provavelmente sairá ainda este ano, e o FULL só ano que vem, mas uma coisa é certa já para este novo Ep, virá mais “pesado”, também faremos em formato físico, e talvez tenha alguns bônus, além de música que ainda não tocamos em shows. O próximo semestre vai ser recheado de lançamentos nossos e de outras banda aqui do estado, fiquem ligados!

HB - Como ta a agenda de shows da Maieuttica?

Temos feito alguns shows, paralelos à gravação do novo Ep, o próximo é dia 23/06 aqui no RJ mesmo, o “Brutal Alliance” que é o resultado de uma aliança de verdade entre algumas bandas daqui e um público fiel que sim, existe no RJ!  Temos mais algumas datas marcadas, que o pessoal pode conferir em nossa pág no facebook ou reverbnation, e pretendemos seguir fazendo mais eventos por aí, na intenção de movimentar e agregar quem quer fazer algo pela cena, não só do nosso estado, mas pela cena Metal, Hardcore e Rock em geral. Estamos em negociações pra alguns eventos em outros estados também para o segundo semestre, quem quiser acompanhar, nos siga lá nas páginas citadas, esperamos levar nosso trabalho para o máximo de lugares que pudermos, estamos batalhando pra isso.

HB - Gostariam de deixar um recado pros fãs da banda e/ou pra galera que acessa o site?

Nunca deixem de fortalecer a cena local, e do seu país! Acompanhe as zines e blogs independentes como este, frequente os eventos certos, de pessoas que realmente fazem algo pela cena que tu está inserido, fortaleça com esses simples atos. E como disse antes, às vezes tu não sabe o quanto está ajudando com um simples ‘share’ ou ‘retweet’, mas até mesmo coisas simples como essas já contribuem para ajudar na propagação da real cena da tua região, e às vezes a ajudar bandas e artistas independentes que estão na real luta pra levar um bom trabalho e um sonho adiante! Força sempre amigos, vocês fazem as regras! Nos vemos em breve!

O SITE HIMSELFBANDS AGRADECE A BANDA MAIEUTTICA POR TODA ATENÇÃO.

ENTREVISTA EM PARCERIA COM O DIAS DE FÚRIA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...